Quem sou eu

Minha foto
Montenegro, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Projeto de Literatura

Propósito:



Na infância, a leitura tem um poder especial. Ela representa uma fonte de conhecimento do mundo, da sociedade e de si mesmo, expandindo - e muito! - as referências das crianças. Isso potencializa o senso crítico, amplia o vocabulário, estimula a imaginação, favorece a criatividade e traz as emoções à tona, permitindo o diálogo e uma melhor compreensão das questões afetivas. Sem contar que, ao ter contato com a leitura, a criança passa a entender a sistematização da linguagem escrita e aos poucos, vai se interessando pela descoberta das palavras, curiosidade de grande valia no processo de alfabetização.

O processo de desenvolvimento da leitura e da escrita na criança ocorre na medida em que ela vai interagindo com o mundo das letras. E, nesse trabalho, a ludicidade é muito importante, assim como a utilização de materiais concretos. A literatura também é um ótimo recurso, pois estimula a imaginação da criança e torna o trabalho de alfabetização mais significativo e prazerozo.

A literatura infantil motra às crianças a fantasia, mas também a realidade, com personagens que representam o bem e o mal e sentimentos como: amor, cobiça, inveja, cuidado, alegria. Sem contar a diversidade, ao mostrar que as pessoas são diferentes e precisam ser respeitadas.















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário